2017/12/09

DCCCLXXVII

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL ABSOLUTO DE XADREZ
JOÃO ROMANO IMPERIAL VENCE PRIMEIRO TÍTULO DISTRITAL

A mais importante prova do calendário da Associação de Xadrez do Distrito de Braga 2017/2018, Campeonato Distrital Individual Absoluto de Braga-vertente Lentas, terminou no dia 9 de dezembro. Este Torneio decorreu nas cidades de Guimarães e Vila Nova de Famalicão com a finalidade de promoção e sedimentação do “jogo das 64 casas” nos clubes locais que colaboraram na organização deste evento escaquístico em parceria com a AXDB, nomeadamente GDR Amigos de Urgeses – Associação Vaca Negra e Clube de Xadrez A2D – Associação Académica da Didáxis.
A arbitragem esteve a cargo de Joaquim Machado e o Diretor de Prova foi Flávio Peixoto.
Contando com a participação dos 39 melhores atletas do Distrito, após a realização das 7 sessões previstas, o grande destaque foi para o jovem atleta famalicense João Romano que veste as cores do CX A2D ao alcançar com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos! 

Desta forma, o Capitão da Equipa B do CX A2D com esta vitória conquistou o seu primeiro título Distrital Absoluto Individual de Xadrez e vincou o domínio do CX A2D na última década, depois do MF Luís Silva ter conquistado este título em 2011/12 e do MN Bruno Gomes, Capitão da Equipa A do CX A2D, em 2010/11, 2012/13, 2013/14, 2014/15 e 2015/16.
Um dos momentos decisivos foi o encontro na 6ª e penúltima sessão entre o MN Ivo Dias, cabeça de série nº1, e João Romano, sorrindo a vitória a este último que garantiu a uma jornada do fim a conquista do XXXV Campeonato Distrital Individual Absoluto!

As brancas jogaram 33. g4
Qual o lance que decide a partida para as negras? 
(ver partida analisada no fim da notícia)

Em 2º lugar do pódio classificou-se o vimaranense Carlos Machado (GDRAU-Vaca Negra; 5,5 pontos) e o MN Ivo Dias (CX A2D; 5 pontos) fechou o pódio absoluto.
O CX A2D mostrou o seu domínio avassalador neste torneio, ao posicionar cinco atletas participantes no TOP-10 da classificação absoluta. Carlos Marco Pereira, José Santos e Simão Barroso posicionaram-se em 6º, 7º e 9º lugares, respetivamente, e mostraram o excelente nível de forma que atravessam.
A delegação mais representativa neste Torneio foi o CX A2D que se fez representar por mais cinco atletas, nomeadamente, Pedro Vieira Carvalho (3,5 pontos; 14º lugar), Phoenix Campos  (3 pontos; 16º lugar), Vítor Carvalho  (3 pontos; 17º lugar), Carlos Dias (2,5 pontos; 24º lugar), Carlos Daniel Sampaio (2 pontos; 31º lugar).

Mais informações:



ANÁLISE DA PARTIDA
MN IVO DIAS vs JOÃO ROMANO