2017/10/15

DCCCLXVI



No próximo dia 22 de outubro, a partir das 15 horas, realizar-se-á a Super Taça Portugal de Xadrez 2017/2018 em Vila Nova de Famalicão. O palco desta competição decorrerá na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e marcará o arranque da época xadrezística 2017/2018.
O vencedor do Campeonato Nacional por Equipas da 1ª Divisão (Academia de Xadrez de Gaia atual tricampeã nacional) e o vencedor da Taça de Portugal por Equipas (Clube de Xadrez A2D) medirão forças pelo primeiro título coletivo da época numa jornada que promete emoções fortes até ao cair da seta do relógio.
Integrado no Programa da organização do evento Super Taça Portugal de Xadrez 2017/2018, decorrerá na tarde de 22 de outubro, a partir das 15 horas e 30 minutos, o I Torneio de Xadrez Rápido na Biblioteca. Deste modo, a participação neste Torneio será uma oportunidade única dos jovens atletas do distrito de Braga e distritos limítrofes terem a possibilidade de defrontarem e conviverem com Mestres do “jogo das 64 casas”. Cada partida será disputa com 5 minutos para cada atleta e a direção de prova ficará a cargo de Mário Oliveira, professor responsável CX A2D, e Carlos Dias, presidente da AXDB, será o responsável pela arbitragem.
Este evento xadrezístico será organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Didáxis-Cooperativa de Ensino e Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis-Vale S. Cosme.
Mais informações:


REGULAMENTO
I TORNEIO XADREZ RÁPIDO NA BIBLIOTECA
1. Organização e local
O torneio realiza-se na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco – Vila Nova de Famalicão, no dia 22 de outubro de 2017 e é organizado pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Didáxis-Cooperativa de Ensino e Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis-Vale S. Cosme.

2. Participantes
Poderão participar todos os interessados filiados na FPX ou não filiados.

3. Inscrições
Taxa de inscrição
Gratuita.
Gratuita.

As inscrições devem ser enviadas até ao dia 21 de outubro (19 horas) e tornam-se válidas após ser enviado e-mail para: xadrezdidaxis@gmail.com com Nome do atleta, Data de nascimento/Escalão..

4. Prémios
1.º Classificado – Medalhão e Troféu

2.º Classificado – Medalhão

3.º Classificado – Medalhão

4.1. Serão atribuídos ainda outros prémios: primeiros classificados por escalões (Sub-08 a Sub-20 e Veterano e primeira classificada feminina).

4.2. Os prémios são acumuláveis.

4.3. Para ter direito aos prémios será necessário participar na sessão de encerramento.

5. Sistema e ritmo de jogo
Sistema suíço de 7 sessões, em partidas de 5 minutos.

6. Calendário
6.1. Data-hora das sessões:
Dia 22 de outubro

15h30 – Acreditação (entrada da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco)
16h00 – Cerimónia de abertura

16h15 - 1ª Sessão
16h30 - 2ª Sessão
16h45 - 3ª Sessão
17h00 - 4ª Sessão
17h15 - 5ª Sessão
17h30 - 6ª Sessão
17h45 - 7ª Sessão

18h00 - Cerimónia de encerramento e entrega de prémios.

6.2. A organização, por razões que considere de força maior, pode introduzir reajustamentos.

7. Faltas de comparência
7.1. Os jogadores que averbarem falta de comparência na 1.ª jornada serão eliminados do Torneio pela organização, salvo situação com caráter excecional aceite pela direção da prova.

7.2. Serão eliminados os jogadores que derem duas faltas de comparência.

8. Critério de desempate
O sistema de desempate será o previsto no Regulamento de Competições e Filiações 2016/2017.

9. Direção e arbitragem
A Direção da prova está a cargo de Mário Oliveira e a arbitragem é da responsabilidade de Carlos Dias.

10. Disposições finais
A inscrição e participação presumem a aceitação expressa das disposições contidas no presente regulamento; dos regulamentos da FPX e da FIDE no que aplicáveis.
Os casos omissos serão decididos pela Direcção de Prova tendo em conta os Regulamentos da FPX e da FIDE.

Vila Nova de Famalicão, 16 de outubro de 2017