2017/08/14

DCCCLII

V Torneio Internacional Cidade de Pontevedra
Mestre FIDE Luís Silva mais perto do título MI



Decorreu entre os dias 8 a 14 de agosto a quinta edição do Torneio Internacional de Xadrez Cidade de Pontevedra que contou com a participação de 150 atletas provenientes de vários países tais como Bulgária, Espanha, França, Inglaterra, Israel, México, Rússia e Turquia. Este evento xadrezístico reuniu um prize-money de 10 000 euros e contou com a participação de 29 xadrezistas titulados pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
O Clube de Xadrez A2D foi representado pelo 1º tabuleiro da equipa A, Mestre FIDE Luís Silva, uma referência incontornável do Xadrez Famalicense. O jovem atleta famalicense voltou a mostrar o excelente momento que atravessa ao alcançar um surpreendente 6º lugar absoluto (7 pontos em 9 possíveis) integrado num lote de 7 jogadores, com o mesmo número de pontos, a escasso meio ponto da liderança. Desta forma, arrecadou um prémio de 500 euros, quando no início era apenas o cabeça de série nº 20. Ao arrecadar 27 pontos de elo FIDE (performance de 2404 elo FIDE) a meta dos 2400 pontos está cada vez mais perto de ser alcançada e, por consequência, o título de Mestre Internacional de Xadrez, pois já é detentor das três normas de MI exigidas pela FIDE (2013, 2015 e 2016).


O grande vencedor deste Torneio de elevada competitividade foi o Grande Mestre russo Daniil Youffa, cabeça de série nº 2, obtendo um prémio monetário de 1500 euros. Em 2º e 3º lugares, de acordo com os critérios de desempate, posicionaram-se os Grandes Mestres Michael Oratovsky (Israel, 1000 euros de prémio monetário) e Vladimir Petkov (Bulgária, 800 euros de prémio monetário), respetivamente.

A realização de um dos mais importantes acontecimentos xadrezísticos na Galiza teve como Diretor de Prova Pablo García Castro e a arbitragem foi chefiada pelo Árbitro Internacional Luis Blasco de la Cruz, contando com o apoio imprescindível do Ayuntamiento de Pontevedra, Diputación de Pontevedra, Colegio Los Sauces Pontevedra, Deporte Galego e Zona Informatica.


Mais informações: