2017/07/10

DCCCXLIII

CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS DE JOVENS DE XADREZ
INÊS SILVA FAZ DOBRADINHA EM SUB-16: TÍTULO FEMININO E ABSOLUTO
MARIANA SILVA VICE-CAMPEÃ NACIONAL SUB-20


A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou a 5ª edição do Campeonato Nacional de Jovens na vertente Rápidas (3 minutos para cada jogador completar a partida com 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Município de Pombal e do Ginásio Louriçal.
Este Torneio decorreu no dia 8 de julho no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Pombal, com arbitragem a cargo de Altino Costa e direção de prova da responsabilidade do Presidente da FPX, Dominic Cross.
Esta prova revelou-se, mais uma vez, um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando a alguns jogarem 16 partidas diferentes de xadrez!
A delegação do Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis foi chefiada por Vítor Carvalho e fez-se representar por 2 equipas na competição coletiva JUVENIL (SUB14/SUB20) e por 7 atletas na competição individual.
Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva em que cada uma das equipas disputou 7 partidas a quatro tabuleiros. No final da competição a equipa A do CX A2D lutou por um lugar no pódio absoluto até à última sessão, mas posicionou-se em 5º lugar obtendo 4 vitórias e 3 derrotas (15 pontos) e a equipa B alcançou o 16º lugar (1 empate e 6 derrotas), pois apresentou-se apenas com 3 atletas. A equipa A do CX A2D foi formada por Inês Silva, Mariana Silva, Simão Barroso e José Santos e a equipa B foi constituída por Pedro Carvalho, Simão Cunha e Andreia Mendes. O Clube dos Galitos/Grupel 'A' venceu de forma clara, depois de ganhar 6 jogos e cedendo apenas 1 empate, somando assim o seu 1º título nesta competição. Em 2º lugar ficou o Santoantoniense FC com 18 pontos e a fechar o pódio ficou o GD Ferroviários do Barreiro com 17 pontos.
Da parte da tarde decorreu a competição individual, subdividida em 7 escalões: SUB-08, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18 e SUB-20. O grande destaque deste evento veio de Vila Nova de Famalicão, pois a jovem atleta famalicense Inês Silva alcançou um feito inédito nesta competição ao colecionar o título nacional absoluto e feminino no escalão Sub-16!


No escalão Sub-20, estiveram, também, em evidência Mariana Silva (10º lugar absoluto) e Andreia Mendes (13º lugar absoluto) ao posicionaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente. Na categoria feminina a grande vencedora foi Diana Nogueira (EX Porto) e o vencedor absoluto foi Daniel Bernardo.


Igualmente em grande destaque estiveram Simão Barroso (11º lugar absoluto) e Simão Cunha (12º lugar absoluto) no escalão Sub-18; e José Santos (7º lugar absoluto) e Pedro Carvalho (25º lugar absoluto) no escalão Sub-14.

Os resultados obtidos pelos atletas do clube famalicense CX A2D deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que veem obtendo bons resultados a médio e longo prazo como o Nacional de Jovens de Rápidas o comprovou.

Mais informações: