2017/04/29

DCCCXXXII

Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar
Associação Académica da Didáxis Campeã Juvenil
Carlos Azevedo Campeão Juvenil
Simão Barroso Vice-Campeão Juvenil

O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis participou no passado Sábado, dia 29 de abril, no Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar integrado na comitiva do Centro Local de Desporto Escolar - Braga. Este evento decorreu em Vila Real no Centro de Formação Profissional, contando com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Direção de Serviços Região Norte (DSRN),  Centro Local Desporto Escolar do Porto (CLDEP) e Academia de Xadrez de Gaia.
Este evento dividiu-se em dois Torneios (Iniciados e Juvenis) e disputou-se em sete sessões num sistema semirrápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida, dispunha de 20 minutos. A direção e arbitragem estiveram a cargo de Vitorino Ferreira e Bruno Figueiredo.



A Final Regional Juvenil envolveu a participação de 40 alunos, pertencentes a 21 escolas dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. É com satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis tem a honra de tornar público que conquistou dois primeiros lugares no pódio absoluto na categoria juvenil. O grande vencedor foi aluno Carlos Azevedo que beneficiou de melhor coeficiente de desempate que o seu colega de equipa Simão Barroso, 2º classificado, pois totalizaram 6 pontos em 7 possíveis: 6 vitórias e 2 empates! O 3º lugar do pódio foi ocupado por um aluno do Colégio de Gaia, Luís Gomes, que obteve 5,5 pontos em 7 possíveis.



É, também, com redobrada satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis tem a honra de tornar público que conquistou o quarto título escolar de Xadrez Regional Norte coletivo na categoria juvenil (2011, 2012, 2014, 2017) e desta forma, apurou-se para participar na Fase Final Nacional de Xadrez Escolar que decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio na Maia. A nível coletivo os cinco melhores alunos da Didáxis somaram 24 pontos: Carlos Azevedo (6 pontos; 1º lugar) Simão Barroso (6 pontos; 2º lugar), Miguel Jorge (5 pontos; 6º lugar), Phoenix Campos (4 pontos; 17º lugar) e Luís Castro (3,5 pontos; 18º lugar). Estes alunos contribuíram decisivamente para a conquista do título coletivo Regional Escolar, e consequentemente, no presente ano letivo, alcançou-se o pleno já que há quatro semanas tinham conquistado o título coletivo Distrital Escolar (CLDE de Braga). O Colégio de Gaia sagrou-se Vice-Campeão Regional Escolar de Xadrez (22 pontos) e o 3º lugar coletivo foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior-Viana do Castelo (19 pontos). O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis fez-se ainda representar por Gil Jorge (3 pontos, 25º lugar) e Rafael Barroso que desempenhou com distinção a função de árbitro auxiliar.



A Final Regional Iniciados envolveu a participação de 46 alunos, pertencentes a 22 escolas dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. José Santos (Escola EB 2,3 João de Meira) foi o grande vencedor na categoria absoluta com 6,5 pontos em 7 possíveis e a Escola EB 2,3 João de Meira conquistou o Título Coletivo Regional Norte Escolar Iniciados. A Didáxis fez-se representar pelo aluno Pedro Carvalho que obteve 3,5 pontos em 7 possíveis, posicionando-se em 21º lugar.





De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores) e das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas).