2017/04/14

DCCCXXXI

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ
Mariana Silva Campeã Nacional Sub-20
Inês Silva Campeã Nacional Sub-16

Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso, entre os dias 8 e 12 de abril, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efetuado). Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel.
 A competição nacional de jovens subdividiu-se em 7 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 342 jogadores participantes.

O Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis participou neste torneio pela décima quarta vez consecutiva, fazendo-se representar por 7 atletas, sendo o balanço muito positivo, perspetivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respetiva sedimentação no Concelho de Vila Nova de Famalicão. O responsável pela delegação do jovem clube famalicense foi o professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, que contou com o apoio técnico de João Romano (Capitão da Equipa B do CX A2D).


Foi, pois, com enorme satisfação que se registou a nível individual a conquista do 1º lugar feminino nos escalões Sub-20 e Sub-16 pelas atletas Mariana Silva (7º lugar absoluto) e Inês Silva (4º lugar absoluto), respetivamente. Desta forma, apenas com duas atletas participantes, mesmo assim, o CX A2D alcançou o 3º lugar feminino por clubes.


Os restantes cinco atletas que vestiram as cores da Didáxis posicionaram-se, na classificação absoluta, do seguinte modo: Carlos Daniel Sampaio (Sub-12; 20º lugar; 5 pontos); José Santos (Sub-14; 10º lugar; 5,5 pontos); Pedro Vieira Carvalho (Sub-14; 38º lugar; 3,5 pontos); Simão Barroso (Sub-16; 18º lugar; 3,5 pontos) e Bruno Ribeiro (Sub-20; 8º lugar absoluto; 3,5 pontos).








Atendendo aos resultados obtidos por estes jovens atletas famalicenses pode considerar-se como uma aposta ganha, a formação contínua de atletas, dirigentes e treinadores, revelando-se numa progressão efetiva e consistente do Xadrez Concelhio na última década!
O CX A2D gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação Académica da Didáxis, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.
Mais informações: